sábado, 14 de abril de 2012

Verdades e Mitos da Creatina



Creatina - Verdades e Mitos -  Saiba Tudo!
creatina é usada com a finalidade principal de fornecer os melhores resultados possiveis, principalmente no aumento da força e hiper desenvolvimento da massa muscular. Talvez por isso, a creatina é o suplemento mais utilizado por atletas de musculação.
Independentemente do facto de ser usada à bastante tempo no universo dos bobybuilders e dos estudos e experiências relacionadas que se têm desenvolvido, não existe um consenso entre quem estuda, vende ou usa este suplemento ergogênico (intensificador do trabalho muscular).
creatina é um suplemento desportivo bastante aceite, não só pelo custo benefício que tem, mas também pelos resultados notáveis que apresenta no curto prazo, quer o atleta seja de alto nível ou iniciado na práctica do treino.
Por outro lado, existe quem pense que devido a factores que se relacionam com os prováveis benefícios, a sua origem, o grau de pureza e os eventuais efeitos prejudiciais, tenha uma opinão negativa em relaçao à este produto.
creatina é comercializada sob diferentes formas e denominações. Alguns exemplos: Micronizada, Monohidratada, Glicerol Ester, Ethil Ester...
A sua função principal é potenciar as reservas de ATP-CP (trifosfato de adenosina, sob a forma de fosfocreatina) nas fibras musculares de contração rápida.
ATP é a energia de utilização mais rápida em esforços de maior intensidade e de duração curta, como as séries de musculação ou os sprints no atletismo. A suplementação com creatina tem a finalidade de melhorar o rendimento no treino, aumentar a força tanto no curto como no médio prazo. Resultado final: potencializar a hipertrofia muscular.
Outro benefício no curto prazo é a retenção hidrica celular que a creatina provoca, tendo como efeito o aumento do volume muscular.
Os pontos de maior controvérsia estão na forma de a tomar, a quantidade por peso corporal e o melhor horário. Tomar acreatina antes ou depois do treino é uma das grandes questões.
Esta diferença de critérios só encontra solução quando definimos os nossos objectivos em relação ao treino. Se o que procuramos é um verdadeiro treino de desenvolvimento muscular a médio e longo prazo, sem saltar as diversas fases do treino, com alimentação equilibrada e um treino específico, então a toma da creatina no pré-treino tem muitas vantagens.
Mas se o objectivo for resultados a curto prazo, com substancial aumento do volume corporal sem grande preocupação com a definição muscular, então a toma de creatina no pós-treino dará uma preciosa vantagem fisiológica.
A resíntese do glicogénio dos músculos introduz nas células cerca de 3 gramas de água por grama de glicogénio. Esta água representa a retenção hídrica muscular que exibe o desejável volume muscular de curto prazo.
Podemos em alternativa, dividir a toma da creatina no pré e no pós-treino, tirando o máximo proveito deste suplemento desportivo, mas nunca perdendo o controle da quantidade recomendada por dia e na relação com o peso corporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário